Investimentos programados pela AES Sul em sua área de concessão no Estado foram apresentados à governadora Yeda Crusius por representantes da direção da empresa. De acordo com o presidente da AES Sul Brasil, Britaldo Soares, a empresa investiu em 2007 aproximadamente R$ 180 milhões no Rio Grande do Sul. Para os próximos cinco anos, a meta é aplicar em torno de R$ 1 bilhão.
Durante a audiência com a governadora, que teve a participação do secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, os representantes da AES Sul falaram também sobre dificuldades que a empresa vem enfrentando no suprimento de gás à termelétrica mantida em Uruguaiana. Quando o projeto foi concebido e licitado, em 1997, previa o fornecimento de gás proveniente da Argentina, que hoje atravessa crise energética.
O esforço conjunto entre a empresa, o governo federal e o Estado proposto por Britaldo Soares, para a busca de uma solução a longo prazo, recebeu apoio da governadora, que encarregou a Secretaria de Infra-Estrutura e Logística de estudar o que pode ser feito. As parcerias para viabilizar investimentos foram apontadas pela governadora como uma das maneiras de compensar a falta de recursos enfrentada pelo poder público – ainda mais agora sem a aprovação do Plano de Recuperação do Estado.
A AES Sul atende atualmente cerca de 1 milhão de consumidores. Participaram também da audiência com a governadora o diretor-geral da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira, o diretor da AES Uruguaiana, Vito Mandilovich, e a superintendente de relações institucionais da empresa, Aglaê Gonçalves.
(Ascom Governo do Estado do RS, 27/11/2007)