A Comissão Européia, em concordância com o Ministério do Meio Ambiente espanhol, liberou toda a região espanhola de Castela e Leão para a caça de lobos. Uma decisão que, segundo ambientalistas, põe fim a vinte anos de preservação e lança as bases para a reabertura da caça em toda a Espanha.
Fontes do Conselho de Meio Ambiente de Castela e Leão disseram que a junta regional "aprovará nos próximos meses a reabertura da caça ao sul do rio Douro, e contamos com a aprovação da Comissão Européia".
Em Castela e Leão, onde vivem a maior parte dos cerca de 2,5 mil lobos ibéricos, a caça era, até agora, permitida de modo restrito ao norte do Douro, rio que atravessa Espanha e Portugal, mas era expressamente proibida ao sul pelas diretivas européias, assim como é no resto do território espanhol.
"É verdade, a União Européia acabou liberando a aprovação do plano de Castela e Leão", confirmou Andres Illana da organização Ecologistas em Acción. "É um fato grave porque põe fim a vinte anos de preservação e induzirá outras regiões a pedir a mesma coisa: e os lobos entrarão de novo em risco de extinção", explica.
A decisão de reabrir completamente a caça em uma região crucial pra a sobrevivência da espécie acontece após a população de lobos na Espanha ter tornado-se a mais importante da Europa ocidental, no momento em que os lobos começavam a se recuperar após décadas de quase extinção.
(
Folha Online, 27/11/2007)