A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) disse ontem que o governo brasileiro se esforça para executar políticas que associam o comprometimento com a proteção à biodiversidade e a inclusão social. Ela participou hoje da cerimônia de divulgação do relatório de desenvolvimento humano, do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
"No Brasil ainda podemos fazer um processo que a nossa biodiversidade seja totalmente comprometida e ainda poderemos fazer a inclusão social", disse a ministra.
Marina Silva afirmou que vários problemas enfrentados atualmente são conseqüências de medidas adotadas no passado. Ela lembrou a política de apoio aos biocombustíveis.
Segundo ela, 70% do PIB (produto interno bruto) brasileiro depende da biodiversidade. "Temos recebido um conjunto de cobranças [em relação à emissão de gases]. Muitas vezes os países em desenvolvimento ficam em situação incômoda", disse a ministra.
De acordo com Marina Silva, o resultado do relatório deve ser interpretado como uma espécie de "divisor de águas" para as políticas ambientais e sociais do país.
De acordo com o relatório, o Brasil entrou pela primeira vez no grupo de países considerados de alto desenvolvimento humano.
O IDH (índice de desenvolvimento humano) brasileiro alcançou 0,800 --em uma escala de 0 a 1--, o que é considerado alto. O índice divulgado hoje considera dados de 2005. No relatório do ano passado, o IDH do Brasil foi de 0,792.
(Renata Giraldi,
Folha Online, 27/11/2007)