A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal realizou visita, nesta terça-feira (27/11), à estação de transbordo do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na Lomba do Pinheiro. De acordo com o presidente da Cosmam, vereador Dr. Raul (PMDB), a visita teve o objetivo de conhecer o funcionamento da estação, onde é descarregado o lixo recolhido em Porto Alegre e que, posteriormente, é conduzido para o aterro sanitário na cidade de Minas do Leão. Também estavam presentes à visita os vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Cláudio Sebenelo (PSDB).
O supervisor de operações do DMLU, Adelino Lopes Neto, informou que a estação de transbordo começou suas operações em 1999, quando o lixo recolhido ainda era transportado para o aterro da Extrema, em Gravataí. O objetivo do transbordo, segundo o supervisor, é a diminuição de custos, uma vez que os resíduos são descarregados em lugar mais próximo aos locais de coleta de lixo.
O aterro em Minas do Leão fica a 113 quilômetros da estação da Lomba do Pinheiro, e o percurso de ida e volta feito pelas carretas, nesse trajeto, dura cerca de cinco horas em cada viagem. "Cerca de 1,2 toneladas a 1,3 toneladas de lixo por dia útil são despejadas no transbordo. Nas segundas e terças-feiras, chegam a ser recolhidas 1,7 toneladas", informou Lopes Neto.
Ele acrescentou que são feitas, em média, 60 viagens por dia entre a estação e o aterro. A empresa Trans Kuhn é responsável por toda a operação do transbordo, cabendo ao DMLU a fiscalização do serviço. "A estação de transbordo funciona ininterruptamente 24 horas ao dia", disse o supervisor.
(Por Carlos Scomazzon, Ascom CMPA, 27/11/2007)