(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
impactos mudança climática aumento da temperatura
2007-11-28
As negociações internacionais que começarão no próximo dia 3 na ilha de Bali, na Indonésia, são cruciais para salvar o planeta dos devastadores efeitos do aquecimento global, afirmou o secretário-executivo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUCC), Yvo de Boer. Bali é uma oportunidade crucial, afirmou. O fracasso dos ministros e de outros funcionários governamentais de todo o mundo em seus esforços para alcançar um acordo será uma “perda da fé no processo da Organização das Nações Unidas”, acrescentou.

Boer também exortou os países em desenvolvimento, como a Índia, a “não contaminarem tanto quanto o Ocidente. Minha ambição é que a Índia se convertesse no país mais rico do mundo com as menores emissões de gases causadores do efeito estufa por habitante”, disse à IPS em uma longa entrevista realizada nos escritórios da CMNUCC em Bonn. Muito aconteceu desde que o Protocolo de Kyoto (único instrumento internacional contra a mudança climática) foi adotado no Japão, há 10 anos.

IPS - O que significa isto para Bali?
Yvo de Boer - Significa que muita pressão recairá sobre os governos para que realmente tratem este assunto e criem uma resposta de longo prazo que se adapte ao que a comunidade científica nos está dizendo. Uma política contra a mudança climática deve ser muito científica. Deve-se ter por base um entendimento melhor da ciência. Gradualmente. O Painel Intergovernamental de Especialistas sobre Mudança Climática (da ONU) apresentou um claro panorama de quais serão os impactos do fenômeno.

O que também se pode ver é que a ciência cada vez menos se baseia apenas em modelos, mas se converte em uma ciência em que os modelos são validados pelo que está ocorrendo ao nosso redor. Creio que o que vemos claramente ao longo deste ano é uma crescente conscientização política da mensagem científica e de que é preciso fazer algo em resposta, e que isso se aplica a todo o mundo: ricos, pobres, Norte, Sul. A conscientização está aumentando em todas as partes.

IPS - Está dizendo que já não existe uma brecha Norte-Sul nestes assuntos?
YB - Não. Há grandes divisões sobre este tema no sentido, com a União Européia dizendo que deveríamos limitar o aumento das temperaturas globais a dois graus centígrados e representantes dos pequenos países insulares dizendo: “Bom, se deixarmos que isso ocorra, nossos países vão desaparecer”. Temos um grupo de nações dizendo que devemos agir de forma urgente e outros preocupados com suas perspectivas econômicas.

Também temos pessoas nos Estados Unidos dizendo: “Por que devemos atuar neste assunto, destruir nossa economia e dar nossos empregos aos chineses? E temos os chineses dizendo: “Por que devemos agir neste assunto, que não provocamos, e sermos incluídos na mesma cesta com os Estados Unidos?”. Temos pessoas na Índia dizendo: “Vocês mencionam a China e a Índia nas mesmas declarações, como se fossem iguais. Mas, de fato, são completamente diferentes”. Obviamente, há grandes diferenças nesse assunto, o que torna tudo muito complicado.

IPS - As tensões que o senhor menciona estarão presentes em Bali?
YB - Creio que essas tensões dificultarão a tomada de decisões, porque os países com toda justiça podem dizer que os compromissos financeiros no passado não foram cumpridos e não acreditam que possam ser concretizados agora. Os países dizem, com toda razão: “Por que agora temos de potencialmente limitar nosso crescimento econômico para solucionar o problema causado por outro?”.
Creio que os problemas e as tensões estão conosco. Mas a evidência da mudança climática na vida diária e a clara mensagem que os cientistas enviam aos políticos de todo o mundo nos dizem que temos precisamos deixar as disputas e começar a trabalhar em soluções.

IPS - então, qual resultado espera de Bali?
YB - Espero que Bali seja um primeiro passo em um longo caminho para realmente solucionar o problema da mudança climática. Às vezes leio nos jornais que muitos esperam que na reunião sejam fixadas metas e adotado um novo regime. Essa não é minha expectativa.

Partiria muito feliz de Bali se houver uma decisão de lançar negociações, se for acordada uma agenda e fixada uma data para completá-las. Depois disto é que começa o verdadeiro trabalho. A tarefa real, antes do final de 2009, é desenhar um acordo global que inclua todos os países e reconheça a necessidade dos diferentes enfoques com os diferentes povos. Os interesses que estão em jogo são muito diversos e é preciso encontrar um caminho entre todos estes.

IPS - Mas, o que ocorrerá se tais objetivos não se concretizarem? Haveria uma segunda reunião em Bali?
YB - Espero que não. Creio que desenvolvemos certa massa critica que pode tanto levar a um acordo em Bali quanto causar a desintegração na forma de uma perda de fé no processo e perda de confiança na ONU. Por isso, para mim Bali é ganhar ou perder.

IPS - O que acontece com os Estados Unidos? O senhor vê alguma mudança para melhor em sua atitude?
YB - Há uma mudança na atitude dos Estados Unidos que agora estariam indicando disposição para negociar. Mas, ainda há diferenças fundamentais no enfoque de Washington, por um lado, e dos europeus e países em desenvolvimento, por outro. As nações européias e muitas do Sul em desenvolvimento sentem que os países industrializados poderiam assumir metas internacionais vinculantes. Os Estados Unidos ainda apóiam um enfoque onde as metas sejam adotadas de forma voluntária e nas leis nacionais. Nos dois casos, há uma idéia de obrigação legal, mas são diferentes os níveis. E essa é a parte difícil do trabalho, que, penso, deve ser feito depois de Bali, no desenho de um regime.

Pessoalmente, penso que isto funcionaria, e que primeiro devemos decidir os elementos substantivos de um regime e, depois, se precisa ser vinculante em nível nacional ou internacional, ou não-vinculante, e que tipo de diferenciação se necessita dentro desse regime. Não posso conceber políticas de longo prazo que contemplem todos os desafios científicos e tenham um enfoque parcial. Os países em desenvolvimento como China e Índia estão deixando claro que não é apropriado para eles assumir o mesmo tipo de compromissos que os das nações industrializadas, e tampouco é apropriado para a Índia assumir o mesmo tipo de compromisso que os de Maldivas.

(Por Ramesh Jaura, IPS, 27/11/2007)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -