Rio Grande está entre os municípios gaúchos que mais sofrem com gases poluentes emitidos na atmosfera provenientes de indústrias. Mas a futura geração de alunos rio-grandinos já vislumbra um local despoluído, onde a reciclagem fará parte do cotidiano de todos os cidadãos. Esse é o tema de um dos trabalhos apresentados durante a Mostra de Trabalhos da Escola João de Oliveira Martins, do bairro Castelo Branco 2: a Engenhoca.
Numa maquete, os estudantes projetaram o futuro da cidade, com a existência de indústrias que preservam o meio ambiente. "O trabalho mostra as indústrias rodeadas de muito verde, apontando que a utilização de filtro inibe a poluição e permite o crescimento de plantas e flores ao seu redor", explicou uma das coordenadoras do projeto, a professora de Ciências, Tatiane Sousa.
Jéssica Oliveira, 14, cursa a 7ª série e diz ter gostado muito de fazer o trabalho. "Aprendi que não poluir o ambiente em que vivemos é muito importante, cuidando as plantas e os animais", argumenta.
Além do aquecimento global, a Engenhoca incluiu assuntos como robótica, carros, clima, plantas, animais em extinção, poluição e tecnologia.
Para as peças - carros, árvores, animais, fábricas etc - da maquete foram utilizados materiais recicláveis como latas, papelão, plástico, entre outros. O projeto foi coordenado também pela professora de Inglês Rita Heckler.
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 27/11/2007)