O subprocurador-Geral de Justiça, Procurador de Justiça Ivo Benitez, e o coordenador de Gestão e Planejamento do Ministério Público de Rondônia (Coplan/MPRO), Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila, se reuniram na tarde desta terça-feira (26/11) com representantes de associações de ribeirinhos do rio Madeira, que repudiaram a elaboração de um relatório pela ONG Plataforma Dhesca contra a construção das hidrelétricas.
De acordo com o presidente da Associação das Cooperativas do Baixo e Médio Madeira, José Wilson de Melo, ao contrário do que foi afirmado pelos representantes da Plataforma Dhesca, que estiveram na semana passada em Rondônia, 80% dos ribeirinhos da região aprovam a construção das hidrelétricas e que as associações tiveram oportunidade de participar de diversas audiências públicas para discutir a viabilidade do empreendimento.
O presidente do Conselho de Comunidades de Jacy-Paraná, Maurete Nogueira Gomes, com a perspectiva da construção das hidrelétricas houve um inchaço na população do distrito e a grande preocupação é que até hoje não foram feitas obras de estruturas para atender a esse crescimento populacional. Mas, agradeceu o apoio do Ministério Público no acompanhamento de todas as discussões sobre a construção das hidrelétricas.
O procurador Ivo Benitez afirmou que o Ministério Público estudou a questão da construção das hidrelétricas tomando como base conhecimentos técnicos, trabalho nunca feito por outros Ministério Público. “Estudamos as conseqüências urbanas do empreendimento e para a maioria dos ribeirinhos ”. Benitez afirmou que a expectativa é que a ONG Plataforma Dhesca apresente um relatório desfavorável a construção das hidrelétricas do Madeira, mas não se vê a força que a entidade pensa ter. “Poderíamos a ter ser contra as hidrelétricas, mas com argumentos técnicos”.
(Por Fábia Assumpção, Ascom MP-RO, 26/11/2007)