Reduzir a emissão poluentes das frotas de ônibus, táxis e caminhões que circulam no país é o principal objetivo do Despoluir - Programa Ambiental do Transporte, que terá lançamento regional em Mato Grosso, no dia 1º de dezembro, às 21 horas. A solenidade será realizada no auditório do Sest Senat
O programa Despoluir vai empreender ações junto ao setor de transporte do país para diminuir as emissões de CO2, uma das principais causas do aquecimento global. O foco central será dado na conscientização de empresários, caminhoneiros, autônomos, taxistas, trabalhadores do setor, parceiros comerciais e usuários de transporte sobre a importância da conservação do meio ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento sustentável.
O Despoluir é um programa da Confederação Nacional do Transporte - CNT, gerido pelas federações de transportadores dos 27 Estados brasileiros, com o apoio das mais de 120 unidades do Serviço Social do Transporte -(Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) existentes no país.
Simultaneamente às ações educativas, o Programa fará a inspeção veicular das frotas das empresas transportadoras, com seus veículos equipados com opacímetro (aparelho que analisa a fumaça emitida pelos motores).
Em Mato Grosso, a Federação das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia (Fetramar), será a gestora do Despoluir.
(Silvana Ribas,
Gazeta Digital, 26/11/2007)