Começa nesta terça-feira a ampliação da coleta seletiva porta a porta, com a implantação do BH Recicla, programa que incentiva a comunidade a separar papel, metal, plástico e vidro de seu lixo. O material é recolhido em dias específicos por caminhões do tipo baú, e destinado a cinco associações de catadores de papéis, para reciclagem. Moradores de 12 bairro já contam com o serviço, iniciado há quatro anos e que até maio de 2008 vai atender mais de 30 bairros das regiões Centro-Sul, Oeste e área comercial do Barreiro, divididos em 25 distritos.
De acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), nos bairros que passam a integrar o sistema, permanece a coleta convencional, em caminhões compactadores. O que muda, é que um dos dias será destinado à coleta seletiva, com o lixo separado por categoria de material. Nesse dia, o lixo orgânico não é recolhido.
Desde 1993 a Prefeitura de Belo Horizonte vem atuando na coleta seletiva. Além do recolhimento porta a porta, já funciona a mais tempo os “Locais de Entrega Voluntária”, os LEV, que são containeres que ficam em praças, postos de combustíveis, entre outros locais públicos.
Com a implantação total do BH Recicla, 20% da população de Belo Horizonte passa a contar com a coleta seletiva, o que representa também um aumento de 65% em relação a população atualmente atendida. A implantação será em cinco etapas, a partir deste mês. Nesta terça inicia a coleta porta a porta em parte dos bairros Cruzeiro, Anchieta e Carmo. Quarta-feira será a vez dos moradores do Santa Lúcia e Santo Antônio, na seqüência parte do Barreiro de Baixo, na sexta-feira no São Pedro e parte do bairro Santo Antônio, e no sábado, fechando a primeira etapa, em parte do Gutierrez e Avenida Raja Gabaglia
(
Estado de Minas, 27/11/2007)