A prefeitura recebe hoje (27/11) mil placas destinadas à sinalização de ambientes fechados restritos ao fumo. A sinalização faz parte do Projeto Fumo Zero, iniciativa do Instituto Vida Solidária, entidade mantida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).
A entrega será feita pelo presidente da Amrigs, Newton Barros, ao prefeito José Fogaça e vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, no Salão Nobre do Paço Municipal, às 15h. Também participam do evento o vereador João Carlos Nedel, autor da lei complementar 555/06, que proíbe o fumo em recintos fechados de caráter público em Porto Alegre, e o secretário municipal de Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim.
A ação conjunta visa a distribuição dos cartazes em locais fechados da cidade, como bares e restaurantes. O material cita as leis Municipal 555/06 e Federal nº 9294/96, e deve ser fixado em local visível. A idéia é motivar a população para o cumprimento da lei e conscientizar que ela foi feita em benefício da saúde de todos.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 27/11/2007)