A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) apresentou a lista de empresas e sistemas que vão prestar serviço de rastreamento por GPS de embarcações de dragas. A medida visa facilitar o controle de extração mineral no Estado.
De acordo com homologação publicada no Diário Oficial de 21 de novembro, as empresas prestadoras do serviço são MSI Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos Ltda; Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva S.A.; Gente & Terra Assessoria e Consultoria Ltda; Startrac Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos de Segurança Ltda e Overcontrol Rastreamento Ltda.
Ao final do prazo de 180 dias previsto pela Portaria n.º 65/2007 da Fepam, assinada em 26 de setembro último, as empresas proprietárias de dragas deverão comunicar à Fundação a instalação do equipamento, modelo, nome e contatos das empresas homologadas que irão executar o monitoramento. A senha de acesso ao sistema também deverá ser informada a Fepam que se comprometerá a usá-la apenas com fins de fiscalização.
(Imprensa Fepam, 26/11/2007)