Um grupo de trabalho (GT) envolvendo as prefeituras dos municípios que integram a Bacia do Rio dos Sinos, universidades e entidades da sociedade civil terá a tarefa de elaborar um Programa de Educação Ambiental com foco na preservação e reabilitação do Rio dos Sinos, com base nas experiências já existentes. O GT foi constituído durante a audiência pública da Comissão Especial Pró-Sinos na Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Ronaldo Zülke (PT) na tarde desta segunda-feira (26/11) no auditório da Faccat, em Taquara.
"Há grande riqueza de ações e atividades voltadas à educação ambiental, mas falta integrar todas estas atividades em um programa comum, com o objetivo de promover uma mudança de comportamento individual e coletivo", diagnosticou o deputado. De acordo com o parlamentar, o programa integrado deverá ser aplicado em todos os municípios. "Educação ambiental é um instrumento de gestão tão importante quanto a fiscalização e o monitoramento do uso de nossos recursos naturais, porque leva a informação para toda a sociedade", defendeu.
Municípios relatam experiências
Neste momento, representantes de vários municípios apresentam suas experiências na área de gestão ambiental voltadas à população, como é o caso do Bio Rural, um programa que envolve 11 municípios na pauta da educação ambiental. O Comitê Sinos também apresentou dois projetos: o Dourado, com seis anos de experiência em 10 municípios, com ênfase no uso sustentável da água, e o Monalisa, programa de monitoramento das alterações ambientais nos arroios do Rio dos Sinos. Também foi apresentado o caso da escola Daniel Hilldebrand, do bairro Feitoria, em São Leopoldo, que venceu outras 63 escolas da região em um concurso promovido pelo Grupo Editorial Sinos com o tema O Rio dos Sinos é Nosso. Os alunos desenvolveram diversas atividades como recolhimento de materiais recicláveis, passeatas, pesquisas envolvendo a comunidade e um blog, destaque do trabalho.
Calendário
Instalada no dia 9 de outubro, a Comissão Especial de Acompanhamento da Implementação do Consórcio de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) já realizou audiências públicas sobre licenciamento de projetos de saneamento junto à Fepam (22/10) e financiamento a projetos (5/11). A comissão ainda discute este ano o tema Agências de Bacias Hidrográficas (10/12). Após o recesso parlamentar, em 2008, serão retomadas as audiências abordando os temas Tratamento de Resíduos Sólidos (18/02) e Agências Reguladoras: água e saneamento (3/3). No dia 17 de março, quando encerra suas atividades, a comissão apresentará o relatório final.
(Por Lucídio Gontan, Agência de Notícias AL-RS, 26/11/2007)