A Comissão Especial de Acompanhamento do Consórcio Pró-Sinos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Ronaldo Zülke (PT), realizou audiência pública nesta segunda (26/11), na Faculdade de Taquara, com o objetivo de debater propostas e diretrizes para a educação ambiental nos municípios signatários do Consórcio Pró-Sinos. "Além conhecer alguns trabalhos que já estão sendo desenvolvidos, o mais importante é o compromisso assumido por entidades e órgãos públicos no sentido de somar esforços para um programa comum de educação ambiental destinado à região do Vale do Rio dos Sinos", afirmou Zülke.
Zülke acredita que a Comissão poderá contribuir sistematizando propostas e experiências para a formulação de um programa com diretrizes capazes de orientar o trabalho de todos que desejam atuar na recuperação do rio dos Sinos. "Para que o Rio dos Sinos possa ser recuperado é preciso que a sociedade ganhe essa causa. Precisamos desenvolver um trabalho de educação ambiental, ganhar a consciência das pessoas e que essas se comprometam com ações concretas de recuperação e reabilitação do rio dos Sinos", ressaltou Zülke.
Os participantes conheceram projetos de escolas e de organizações não-governamentais em educação e pesquisa ambiental desenvolvidos com alunos, comunidades e pesquisadores para a recuperação do rio dos Sinos. Para o vice-prefeito de Taquara, Guido Prass, as cidades que se estabeleceram às margens do Sinos "foram sugando os recursos hídricos, sem muito atentar para os prejuízos que causados".
Pedro Luiz Rippel, presidente da Associação dos prefeitos do Vale do Rio dos Sinos disse que o consórcio de 32 municípios já possui uma verba de 3,4 milhões para o desenvolovimento de três projetos. "Lá no nosso município também devemos fazer algo de concreto, pois o que fizermos dará resultado", afirmou Rippel ao se referir às ações que cada prefeito pode fazer.
Para Ione Gutierrez, do Comitê Sinos, a educação ambiental é o foco e carro-chefe da entidade.
A coordenadora de Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Liliam Zenke, destacou que "a educação ambiental é um importante instrumento de gestão, assim como o licenciamento ambiental, fiscalização e o monitoramento".
Também participaram da audiência pública o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, vereadores, secretários, representantes da Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra e o assessor do deputado Daniel Bordignon (PT), Sérgio Cardoso.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 26/11/2007)