O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (27/11), às 10h, no Palácio do Planalto, do lançamento mundial do Relatório PNUD de Desenvolvimento Humano 2007-2008. Elaborado pela ONU desde a década de 90, o documento aborda este ano os diversos aspectos e conseqüências das mudanças climáticas no mundo.
O relatório traz ainda o ranking atualizado do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estudo que avalia os avanços dos países sobre expectativa de vida, acesso à educação e a condições dignas de vida. Estarão presentes à cerimônia o subsecretário-geral da ONU, Kemal Dervis; o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o diretor do escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Nova York e principal autor do relatório, Kevin Watkins; e a vice-secretária-geral das Nações Unidas, Alicia Bárcena.
Antes, no primeiro compromisso do dia (9h), Lula despacha com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins. Depois, no fim da manhã (12h), recebe a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. Em pauta, propostas para o fortalecimento do sistema de segurança pública no estado visando a combater crimes como trabalho escravo, grilagem de terras, contrabando de espécies animais e vegetais e desmatamento ilegal.
À tarde (15h), acompanhado do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, Lula inicia a agenda dando posse ao novo presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, e aos conselheiros da entidade.
Na seqüência (16h), participa da 24ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que vai discutir sugestões e propostas para as reformas tributária e política. O encontro ocorre no Salão Oeste do Planalto, sob a coordenação do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), José Múcio Monteiro.
Ainda hoje, o presidente despacha com assessores (16h30), dá entrevistas para as TVs Bandeirantes e Record (19h no Palácio da Alvorada) e comparece a jantar comemorativo dos 45 anos da Abert (21h).
(Agência Brasil, 27/11/2007)