Os problemas em comum dos mais de 35 portos brasileiros e as conseqüências na qualidade socioambiental de seus entornos terão destaque no 1º Workshop do Projeto Desenvolvimento de Estratégias para o Manejo Sustentável de Portos Brasileiros (Desport/Rio Grande).
O evento acontece nos dias 27 e 28 de novembro, na Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), e contará com a participação de professores e acadêmicos da Furg, pesquisadores alemães, representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Ibama, Secretaria Especial de Portos, CNPq, Ministério do Meio Ambiente e SUPRG.
"A proposta do encontro é contribuir para o estabelecimento de estratégias de manejo sustentável para os portos brasileiros", explica a professora e coordenadora do projeto Desport, Elisa Helena Fernandes.
O projeto é desenvolvido por membros dos Departamentos de Física, Química e Oceanografia da Furg, em cooperação com a University of the German Armed Forces (UniBw), de Munique, na Alemanha. "No Workshop, vamos apresentar os resultados dos primeiros dois anos do projeto e delinear os novos objetivos para obter sua renovação", conta a professora.
No evento, serão abordados aspectos relacionados às operações portuárias, incluindo a avaliação das demandas correntes de infra-estrutura e as deficiências relacionadas com carga e descarga, crescimento e demais aspectos socioeconômicos; manejo do assoreamento e das dragagens de manutenção, incluindo o estabelecimento de medidas mais eficazes para reduzir o assoreamento, entre outros temas.
O Workshop será destinado somente para professores e acadêmicos da Furg, autoridades portuárias e convidados. As informações sobre os temas discutidos no evento serão disponibilizadas na página do projeto (http://www.ocfis.furg.br/desport).
(Jornal Agora, 26/11/2007)