Direito de resposta da Braskem
O plástico verde é verdadeiro e vem aí
A Braskem anunciou em junho de 2007 a produção do primeiro polietileno certificado produzido a partir do etanol (polietileno verde). A certificação atestando que o produto contém 100% de matéria-prima renovável foi feita por um dos mais respeitados laboratórios internacionais, o Beta Analytic.
A inovação apresentada pela Braskem foi uma das grandes atrações da Feira K, a principal feira mundial do plástico, realizada em outubro deste ano na Alemanha. O projeto da Braskem foi o tema da abertura da Conferência da European Bioplastics 2007, nesta quarta-feira (21/11), com a participação de cerca de 350 especialistas de todo o mundo. A empresa já distribuiu várias amostras do produto para clientes nacionais e internacionais fabricadas em laboratório. Essas amostras estão disponíveis no Centro de Tecnologia da empresa, localizado em Triunfo. A empresa já está fabricando polietileno verde em suas plantas piloto em Triunfo.
A Braskem investiu, a partir de 2006, US$ 5 milhões no desenvolvimento do projeto básico, na construção, na aquisição de equipamentos e na contratação de pessoal para atuar na sua planta-piloto de eteno-álcool, que entrou em operação em março de 2007 e produz 1 tonelada/mês. Após elaborado a partir do etanol, o eteno sofre o mesmo processo de transformação do produto feito a partir do eteno produzido com nafta. Ou seja, com a construção de uma unidade de eteno alcoolquímico, não é necessário possuir novas plantas para transformar o eteno em polietileno.
Importante ressaltar que a infra-estrutura do centro de tecnologia de Triunfo/RS contribuiu significativamente para viabilizar o projeto em tempo recorde. A Braskem investe anualmente R$ 50 milhões em projetos de inovação e desenvolvimento de tecnologias próprias.
A empresa já deu início ao projeto básico de sua planta de eteno-álcool em escala industrial, com entrada em operação prevista para o final de 2009, conforme já anunciado. O tempo de execução para projeto e montagem de uma unidade de eteno usando o álcool como matéria-prima pode levar cerca de dois anos.
A Braskem vai comprar álcool para suprir a demanda de sua planta de etanol. A matéria-prima está em franco processo de crescimento de produção no Brasil e apresenta um ótimo sistema de distribuição em todo o País – o uso do álcool como combustível atesta a eficiência logística. Desta forma, a unidade de eteno-álcool poderá ser instalada em qualquer parte do Brasil.
(Políbio Braga, 25/11/2007)