Os prefeitos de Chuí, Hamilton Silvério Lima, e de São José do Norte, José Vicente de Farias Ferrari, assinaram na sexta-feira (23/11) os convênios de saneamento com a Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Já o prefeito de Nova Palma, Elder José Grendene, assinou o contrato de programa com a Corsan.
Os convênios de saneamento são a primeira etapa para a assinatura do contrato de programa, que permite à Corsan realizar o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios. Segundo o secretário Marco Alba, a participação da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados) e da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) na elaboração do novo modelo de contrato entre os municípios e a Corsan representa o compromisso da Companhia com a qualidade dos serviços.
Marco Alba destacou ainda que a Corsan está realizando um Programa de Investimentos que irá garantir mais de R$ 1 bilhão em recursos beneficiando os municípios gaúchos. “A Corsan presta um serviço de excelência no abastecimento de água, mas ainda precisa investir muito no tratamento de esgoto. Hoje apenas 13% dos domicílios contam com este serviço, a nossa meta é elevar o percentual para 30% dos domicílios”.
Participaram da audiência o conselheiro presidente da Agergs, Alcides Saldanha, o conselheiro Ricardo Pereira da Silva, e o diretor de Operações da Corsan, Alfredo Dorn.
(Ascom Governo do Estado do RS, 23/11/2007)