A Petrobras deu início na sexta-feira (23/11) ao testes operacionais de produção da Plataforma P-52, uma das maiores unidades de produção do Brasil e do mundo e com capacidade para extrair, quando operando a plena carga, cerca de 180 mil barris de petróleo por dia e outros 7,5 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.
A plataforma está ancorada no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, no litoral Norte Fluminense, instalada a 125 quilômetros do litoral, a uma profundidade de 1,8 mil metros – um recorde nacional em termos de operação em águas profundas.
O volume inicial produzido será de 20 mil barris diários e a capacidade total, de 180 mil barris por dia, deverá ser alcançada em meados do próximo ano.
Unidade de produção do tipo semi-submersível, a P-52 produz um óleo leve de excelente qualidade e valor comercial: 28 graus API – quanto maior o grau melhor a qualidade do óleo.
O casco da plataforma foi construído em Cingapura e os módulos de operação, no Brasil. Com alto conteúdo nacional – que chegou a 85% nos módulos de geração e 89% nos de compressão – a construção da P-52, no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), gerou 3.500 empregos diretos e 7.500 indiretos, segundo a estatal.
Quando operar a plena carga, a P-52 estará interligada a 18 poços produtores e 11 injetores de água.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 24/11/2007)