O secretário estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, criou por meio de portaria publicada no Diário Oficial de sexta-feira (23/11), o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande.
A portaria Sema Nº 050 determina que o conselho seja composto por 13 membros titulares e respectivos suplentes, representantes das seguintes entidades: Fepam; Fundação Zoobotânica – FZB; Comando Ambiental da Brigada Militar da Secretaria de Justiça e Segurança; Irga; Incra; Prefeituras de Gravataí – Fundação Municipal de Meio Ambiente/ FMMA; Santo Antônio da Patrulha; Viamão e Glorinha; Ulbra; Escola Técnica de Agricultura de Viamão – Eta e Associação Águas Claras.
O Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande será presidido pela Sema através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).
O Banhado Grande é uma das áreas mais importantes para a conservação de aves do Rio Grande do Sul. A unidade denominada Área de Proteção Ambiental (APA) foi criada em 1998 e está localizada nos municípios de Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. A APA possui 133.000 há e nela encontra-se o conjunto de banhados formadores do Rio Gravataí: Banhado do Chico Lomã (Sto. Antônio da Patrulha), Banhado dos Pachecos (Viamão) e Banhado Grande (Gravataí e Glorinha).
(Imprensa Sema/Fepam, 23/11/2007)