Mais de 100 pessoas tiveram de ser retiradas de uma área em Malibu, na Califórnia, após um incêndio ganhar força e destruir ao menos uma dezena de residências na região, informaram a imprensa e as autoridades locais. As chamas começaram às 9h30 (horário de Brasília) em uma zona florestal próxima e rapidamente atingiram as mansões construídas na costa do Oceano Pacífico, reduto de estrelas de Hollywood.
Imagens de televisão mostraram as chamas tomando conta das casas construídas sobre as montanhas. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Cerca de 200 bombeiros foram chamados. Porém, mesmo auxiliados por quatro helicópteros que despejavam água sobre a área, não foram capazes de conter completamente o fogo. "Estamos à mercê dos ventos neste momento", disse o capitão do Corpo de Bombeiros de Los angeles, Mike Brown.
Foram registradas rajadas de vento de até 96 km/h. O incêndio chegou a consumir 160 hectares, segundo o inspetor dos bombeiros de Los Angeles, Sam Padilla. "O fogo foi propagado pelo vento, com rajadas que variam de 50 km/h e 70 km/h", afirmou. Em uma universidade, os estudantes foram orientados a deixar o campus. Este é o segundo incêndio que afeta a região em um mês, após o fogo devastador de outubro, que destruiu cerca de 10 mil hectares.
(
Folha Online, com France Presse, Associated Press e Reuters, 24/11/2007)