Pelo menos 10 hectares de vegetação foram queimados Um incêndio ocorrido ontem em um morro situado na localidade de Termas do Gravatal, no município de Gravatal, no Sul do Estado, mobilizou bombeiros dos municípios vizinhos de Tubarão e Braço do Norte. Pelo menos 10 hectares de vegetação rasteira e arbustos foram queimados até o final do dia, mas o fogo ainda não havia sido controlado.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O fogo foi notado por alguns moradores por volta das 11h, mas não chegou a colocar em risco as residências mais próximas, localizadas em uma estrada geral atrás de um hotel de águas termais.
Como o local atingido não possui estrada, os caminhões do Corpo de Bombeiros não puderam subir o morro, e os soldados tiveram que abafar o fogo usando cabos de madeira com tiras de borracha.
O vento, que mudava de direção constantemente, e o mato seco em alguns pontos multiplicavam as labaredas e atrapalhava a ação dos bombeiros.
- É muito difícil apagar todos os focos de incêndio, o vento atrapalha muito - disse o bombeiro Gilberto Pavanati.
Uma das táticas usadas pelos bombeiros era contornar a área atingida para conter o fogo com outro incêndio na direção contrária. Em alguns pontos, a vegetação mais alta, ainda verde, era um aliado decisivo, pois não apresentava mato ou madeira seca o suficiente e o fogo se apagava de maneira natural.
Por volta das 17h ainda havia fogo no local. A operação deve continuar hoje até que o problema seja contornado definitivamente.
(Marcelo Becker,
Diário Catarinense, 23/11/2007)