Iniciativa é parte de programa de visita instituído pela empresaLideranças indígenas das aldeias pataxós de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália estão sendo convidadas a visitar a fábrica da Veracel Celulose. Durante as visitas, acompanhados de colaboradores do setor de Relações Institucionais, os grupos participam de uma reunião preliminar, para esclarecimentos sobre o manejo do eucalipto e o processo de produção de celulose e também conhecer as melhores práticas da empresa nas áreas sociais e ambientais.
Na seqüência, participam de um tour pela fábrica, para conhecer os equipamentos e o processo de fabricação da celulose. Até o presente momento, sete aldeias já participaram do programa, cujo objetivo é a criação e manutenção de um canal de diálogo sistemático com as comunidades indígenas localizadas na área de atuação da Veracel.
Na quarta-feira, dia 14, nove líderes indígenas da aldeia de Barra Velha, de Porto Seguro, conheceram a Veracel. Em oportunidades anteriores, participaram da visita seis lideranças indígenas da aldeia de Guaxuma, situada próximo a Monte Pascoal (município de Itabela), e 15 lideranças das aldeias de Coroa Vermelha e Aroeira, de Santa Cruz Cabrália. Em setembro, visitaram a fábrica sete índios de Aldeia Velha, seis de Boca da Mata e sete de Meio da Mata, todas localizadas em Porto Seguro.
O programa de visitação está previsto para ser realizado até o final do ano. Na fase seguinte, a Veracel vai retribuir as visitas, para conhecer de perto a realidade de cada uma das aldeias.
Resultado positivoAs relações entre a comunidade indígena de Coroa Vermelha e a Veracel sempre foram marcadas por parcerias positivas. Por meio de um protocolo de intenções firmado em 2004 entre os governos federal e estadual, a Veracel Celulose e a Associação Comunitária Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, foi viabilizado o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social. O protocolo deu origem à celebração de um convênio, em 2006, entre a empresa e a Associação Comunitária Indígena Pataxó de Coroa Vermelha (Acipa – Cover) que possibilitou a construção de 70 casas na aldeia.
De acordo com o convênio firmado originalmente, com tempo de vigência predeterminado de seis meses, prorrogado por mais dois meses e que vigorou até 2006, a Veracel disponibilizou os recursos financeiros para a contratação da mão-de-obra para a construção das casas.
Sobre a Veracel: A Veracel é um projeto integrado de produção de celulose, que inclui o plantio de mudas de eucalipto e o escoamento do produto final. Sob o controle de dois acionistas – Aracruz Celulose S.A. (Brasil) e Stora Enso (conglomerado sueco-finlandês) –, iniciou suas operações industriais em maio de 2005. Sua fábrica está instalada entre os municípios de Eunápolis e Belmonte, no extremo sul da Bahia. Considerada uma das mais modernas do mundo, tem capacidade nominal de produção de mais de 1 milhão de toneladas por ano.
A empresa atua em dez municípios baianos: Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Em 2006, primeiro ano completo de operação industrial, a Veracel alcançou uma produção total de 976,3 mil toneladas de celulose.
(Comunicação Social
Veracel, 22/11/2007)