Depois de quase cinco meses em andamento, a Comissão Parlamentar de Inquérito deve apresentar, na semana que vem, o relatório com sugestões para
implantação de melhorias na Secretaria do Estado de Meio Ambiente, dando mais agilidade na liberação de projetos de manejo e licenças, considerado maior entrave para o setor de base florestal.
O relator, deputado Dilceu Dal Bosco, adiantou que uma das cobranças, já feita pelo setor de base florestal do Nortão, será a descentralização da pasta dando maior estrutura e autonomia para os escritórios regionais. Atualmente, a Sema tem unidades em Sinop, Colíder, Alta Floresta, Juara, Guarantã do Norte, mas grande parte dos processos é resolvida somente em Cuiabá.
O resultado, conforme o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte(Sindusmad), é o volume de cerca de 90% dos processos de empresas do Nortão que continuam parados na pasta. O relatório final ainda deve ser votado em plenário e encaminhado ao governador Blairo Maggi para que as medidas sejam adotadas.
(Por Tania Rauber,
Só Notícias, 21/11/2007)