O número oficial de vítimas do ciclone Sidr, que há oito dias arrasou o sul de Bangladesh, já chega a 3 mil, segundo uma fonte oficial, enquanto o país recebe promessas de ajuda que somam US$ 550 milhões. De acordo com os últimos dados do Ministério de Gestão de Desastres, o ciclone afetou 6,8 milhões de pessoas, arrasou 187 mil hectares de plantações e destruiu total ou parcialmente 1,2 milhão de casas.
O governo de Bangladesh fez um apelo internacional para receber assistência, e já tem prometidos US$ 550 milhões, informou nesta sexta-feira (23) o jornal bengalês "The Daily Star". O dinheiro será destinado à reconstrução de casas e estradas, à distribuição de ajuda às vítimas e à recuperação da maior floresta de mangues do mundo, Sundarbans, que teve destruídos 25% de sua superfície.
Apesar do gigantesco esforço de assistência, as organizações de ajuda avisaram que existe o risco de epidemias, sobretudo devido à falta de acesso à água potável. Nas áreas mais afetadas, no sul e sudoeste do país, a maioria das fontes de água foi contaminada por lixo e água salgada.
(
Folha Online, 23/11/2007)