Os projetos de Reflorestamento e Florestamento serão debatidos em audiência pública da Comissão Especial da Assembléia Legislativa gaúcha que trata sobre o tema. O encontro será realizado na segunda-feira (26/11) no Auditório Municipal Mathias Velho, em Mostardas, a partir das 10 horas.
A pauta de discussões será a situação atual das plantações, licenciamentos ambientais, atividades econômicas do setor florestal, número de empregos gerados e principais reivindicações do setor na região. Às 14h, os membros da comissão realizarão visita técnica no município.
Para o deputado Alceu Moreira (PMDB), membro da comissão e que estará presente no evento, a participação e o debate com a sociedade organizada do município e da região é de extrema importância. “Nesta audiência tentaremos desmitificar a questão ambiental do reflorestamento, que não pode ser vista apenas pelo ângulo econômico, muito menos pelo ângulo ideológico, aliás”, emendou ele, “o estado não pode agir de forma policialesca neste caso, mas sim orientativa e estimulante”, destacou, referindo-se às críticas contra esta cultura que, segundo o peemedebista, contribui para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
A comissão especial foi instalada na Assembléia Legislativa em 18 de setembro e é presidida pelo deputado Marco Peixoto (PP), com José Sperotto (DEM) como vice-presidente e Nelson Härter (PMDB) como relator.
(Por Jaurês Palma, Agência de Notícias AL-RS, 22/11/2007)