Prefeitos de cem municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul reuniram-se nesta quinta-feira (22/11) no Palácio do Planalto, para discutir a criação do Comitê da Bacia do Rio Paranaíba, onde mais de 1 milhão de pessoas poderão contar com obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal.
Novas reuniões nos três estados, previstas para o próximo ano, consolidarão o Comitê, que também cuidará de preservação ambiental e de políticas para o turismo e a pesca amadora e profissional ao longo dos 1.070 quilômetros do rio.
Segundo Vilmar João Martini, gerente de Relacionamento Institucional da Caixa, as prefeituras deverão apresentar projetos em que sejam observadas as regras ambientais, para inclusão nos investimentos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Os projetos devem visar ao interesse regional e se não forem executados logo, que o sejam no futuro, em outras administrações”, disse aos prefeitos.
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses no âmbito do PAC, já vem financiando obras de saneamento, acrescentou Martini, e coloca à disposição dos prefeitos seu programa de assistência técnica, que funciona há três anos.
(Por Lourenço Canuto, Agência Brasil, 22/11/2007)