Encontro mostrou à comunidade o trabalho desenvolvido pelos agentes da natureza durante o ano nas escolas
Formar cidadãos conscientes sobre a importância que o ambiente possui é a proposta do Projeto Agentes da Natureza Semeando Ecologia, desenvolvido em Vale do Sol por meio de uma parceria entre as escolas, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec) e a Indústria de Tabacos e Agropecuária Ltda (Intab).
O programa, oficializado em 2005, chega ao fim do terceiro ano colhendo bons frutos e atingindo os 25 colégios existentes no município. “Nossa intenção é mostrar para essas crianças e jovens a importância da preservação da natureza, pois eles vão ser futuros profissionais e gestores”, comenta o técnico agrícola da Secretaria de Educação e um dos coordenadores, Lênio Augusto Trevisan. “Este ano foi muito bom, as escolas participaram ainda mais e os pais estiveram presentes nas atividades.”
Para marcar o encerramento foram realizadas diversas atividades entre terça-feira e ontem. Dentre elas, uma mostra que reuniu os trabalhos executados em cada uma das escolas. “Os agentes fizeram painéis que retrataram as atividades produzidas por sua escola em 2007”, explica Trevisan. “Tínhamos como foco de trabalho quatro temas principais que eram a água, o embelezamento natural, o lixo e a poluição ambiental. Durante a mostra, o professor coordenador e um estudante explicaram o que foi feito em benefício da natureza.”
Além de mostrarem seu trabalho à comunidade, os grupos de agentes da natureza também concorreram a prêmios para reconhecer as atividades realizadas. “Nossa intenção é mostrar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos e transmitir tudo o que é feito. Eles dão exemplos que podem ser aplicados no dia-a-dia das pessoas”, diz. “Uma escola mostra para a outra suas atividades. Há uma troca de conhecimento que estimula ações.”
(Por Otto Tesche, Gazeta do Sul, 22/11/2007)