Em sua segunda edição, o curso de Gestão Integrada de Riscos Químicos - realizado entre segunda-feira (19/11) e quarta-feira (21/11), em Brasília - reuniu 38 servidores públicos especializados em emergências ambientais. Participaram técnicos do Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Distrito Federal. A iniciativa ocorre no âmbito do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.
A coordenadora de Emergências Ambientais do MMA, Mirian de Oliveira, avaliou o evento de forma positiva. "Promovemos a integração de servidores das áreas de meio ambiente, defesa civil, saúde e Corpo de Bombeiros", disse. "Assim, estamos fazendo com que voltem para os seus estados e dêem continuidade ao trabalho, formando suas comissões estaduais do P2R2 estruturas fundamentais para a implementação do Plano", explicou.
O primeiro curso foi realizado entre os dias 29 e 31 de outubro desse ano, e contou com a participação de servidores dos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma Krug, abriu a primeira reunião do evento.
O terceiro e último curso de Gestão Integrada de Riscos Químicos uma realização do MMA em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, do governo de São Paulo está agendado para os dias 18, 19 e 20 de dezembro, e será destinado aos servidores dos estados que ainda não participaram.
(Por Adriano Ceolin, Ascom MMA, 21/11/2007)