A Secretaria da Saúde de São Borja recebeu, ontem, relatório atualizado da investigação sobre novos focos de larvas do mosquito transmissor da dengue no município. Os testes confirmaram três novos focos do Aedes aegypti nas últimas semanas. Com isso, já são 205 casos confirmados, especialmente nos bairros Pirahy e da Várzea. No sábado, será realizada na cidade prova de seleção que indicará sete novos agentes de vigilância sanitária, os quais se juntarão à equipe de 18 profissionais em ação na prevenção e controle da doença.
A diretora da Vigilância Sanitária em São Borja, Janaína Leivas, disse que serão intensificadas palestras em escolas e associações de moradores para mobilizar a comunidade no próximo sábado, Dia Nacional de Ações de Prevenção contra a Dengue. O município é considerado área de risco, especialmente porque faz fronteira com a cidade argentina de Santo Tomé, que apresenta grande incidência de larvas do mosquito Aedes.
Em Uruguaiana, também na região da Fronteira-Oeste, a Vigilância Sanitária reforçou o sistema de verificação e controle de focos do mosquito transmissor da doença. Segundo Laura Massia, responsável pelo setor, o efetivo de visitadores dobrou de 25 para 50 funcionários, e as armadilhas espalhadas em pontos estratégicos da cidade, como Aduana, Porto Seco, borracharias e praças, se multiplicaram de 20 para 210.
(Correio do Povo, 22/11/2007)