Evento reúne 26 escolas municipais, estaduais e particulares de Santa CatarinaNos dias 23 e 24 de novembro de 2007, a partir das 8h30min, se realiza a 6ª edição da Mostra Professor José Lutzenberger – Escola Amiga do Ambiente. O evento reúne 26 escolas municipais, estaduais e particulares de Garopaba, Imbituba e Paulo Lopes, além de organizações não-governamentais ambientalistas.
A mostra é o resultado do trabalho de mais de mil alunos e 150 professores que participaram, ao longo deste ano, de oficinas e aulas de capacitação, e colocaram em prática projetos ambientais com noções sobre desenvolvimento sustentável e socialmente justo. O resultado poderá ser conferido de perto nos estandes da Praça Central e no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Garopaba, em Santa Catarina.
O projeto Escola Amiga do Ambiente tem o objetivo de sensibilizar para a importância de preservar o ambiente. Todo mundo participa: pais, alunos, comunidade, ONGs. Com a ajuda de consultores, alunos e professores definem uma ação na área ambiental que atenda às demandas da realidade em que vivem. Realizam ações coletivas concretas, a partir da discussão e da vivência.
O contato das escolas com a comunidade em geral, tanto em parcerias como no desenvolvimento dos trabalhos, complementa o processo educativo difundido pelo projeto Escola Amiga do Ambiente, onde todos são simultaneamente educadores e educandos e estão empenhados em garantir a melhor qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.
Os alunos aprendem que os valores éticos e ambientais são temas que estão ligados não só a uma, mas a várias disciplinas. A construção da cidadania se reflete nos trabalhos apresentados pelas escolas, como reeducação alimentar, seleção de lixo, recuperação de áreas degradadas. Este ano, o aquecimento global e o efeito estufa também estiveram em destaque.
A novidade da sexta edição foi a implantação da Rede de Economia Solidária, com a distribuição igualitária entre as escolas de uma moeda social denominada ECCO. Com esta moeda, as escolas puderam não só adquirir livros, aparelhos de DVDs, mudas de plantas nativas, eletrodomésticos (doados pelo comércio local) disponibilizados no Empório da Mostra Lutz, mas também conhecimento.
As escolas puderam optar por trocar a ECCO por consultorias, cursos e oficinas oferecidas por consultores formados em Geologia, Biologia, Sociologia, com especialização em Educação Ambiental. Foram acrescentadas também as oficinas doadas por técnicos e profissionais liberais da comunidade, organizações que atuam na região (Ibama, Policia Ambiental) e funcionários do próprio Projeto Gaia Village.
Além de conhecer os projetos escolares e assistir a apresentações artísticas, os visitantes da VI Mostra Lutz terão a oportunidade de saber mais sobre a vida e a obra do ambientalista José Lutzenberger, numa exposição itinerante organizada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
A expectativa é de que cerca de 5 mil visitantes estarão comemorando os seis anos do projeto. A mostra é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Gaia Village.
(
Ecoagência , 22/11/2007)