O secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, propôs nesta quarta-feira (21/1) que parte "significativa" dos recursos obtidos com a exploração da reserva de petróleo no Campo de Tupi, na Bacia de Santos (SP), seja destinada a iniciativas de combate aos efeitos das mudanças climáticas e também para criar fontes alternativas de energia.
A proposta foi apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o encontro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, quando foi assinado o decreto que cria um comitê para elaborar o Plano Nacional sobre Mudança do Clima.
O ministro interino do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, explicou já está em análise uma proposta semelhante. Segundo ele, 10% dos recursos de royalties do petróleo são destinados para projetos de preservação ambiental, mas falta ajustar a lei para que o dinheiro, estimado em R$ 1 bilhão por ano, seja usado para ações referentes às mudanças climáticas.
"A indústria do petróleo é considerada a principal responsável pelo efeito estufa e, portanto, seria justificável que a atividade gerasse recursos para resolver os problemas que ajuda a criar", explicou Capobianco.
(Por Gislene Nogueira,
Agência Brasil, 21/11/2007)