Educar as crianças hoje para que no futuro sejam cidadãos conscientes. Essa é a tônica central da experiência desenvolvida em Santa Clara do Sul que foi apresentada nesta quarta-feira (21/11) dentro da programação do 8º Seminário Internacional Sobre Agroecologia e o 9º Seminário Estadual sobre Agroecologia.
O trabalho começou em 1998 com a implantação de horto escolar e, em 2005, a partir de um Encontro de Jovens surgiu a proposta de incluir no currículo das escolas fundamentais. A Emater/RS-Ascar recebeu convite para melhorar a merenda escolar e a ensinar segurança alimentar nas escolas do município. A extensionista da Emater/RS-Ascar, Fernanda Fagundes, que está a frente da atividade, afirma que as ações de segurança alimentar apresentadas aos
alunos tem sempre a produção sustentável como foco. A apresentação da experiência contou com a participação de duas alunas do projeto.
"Essa é outra forma dos alunos verem a agricultura. Trabalhamos com os alunos nas escolas, mas sabemos que eles levam alguns ensinamentos para casa. Além disso, sabemos que o produtor, hoje, pensa primeiro no lado financeiro, mas a criança não. Ela levará isso para a vida" comemora Fernanda. A experiência sistematiza "Da educação ambiental à agricultura e a lógica da apropriação do produto da agregação" já foi premiada na região.
O professor da Universidade Federal do Paraná Litoral, doutor em solos e tradutor, Eli Lino de Jesus, encerrou as palestras comentando sobre alguns autores clássicos e falou sobre a lógica da apropriação do produto da agregação. De Jesus aborda a Agroecologia como um novo paradigma, como um paradigma em construção com foco no ambiental, no econômico e social."Também etstá ocorrendo uma apropriação indevida da expressão 'sustentabilidade'.
Diferente de Agroecologia que é baseado, entre outras coisas, na experiência do agricultor e na sua realidade. É no diálogo que cada comunidade constrói do conhecimento" destacou o palestrante. Outro questionamento feito pelo palestrante é a quem cabe a responsabilidade pela situaçãoatual do planeta? "Temos de apontar os verdadeiros causadores dos problemas ambientais hoje. Não podemos mais generalizar, colocar todos numa massa única. Sabemos quem são", salientou Eli Lino de Jesus.
Os Seminários sobre Agroecologia acontecem até esta quinta-feira( 22/11). Os eventos são promovidos pela Emater/RS-Ascar, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Assembléia Legislativa e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o apoio de mais de 15 entidades governamentais e não-governamentais.
(Ascom Governo do Estado RS, 21/11/2007)