O cultivo da mamona no Rio Grande do Sul, uma das oleaginosas com melhor aproveitamento no biodiesel, será discutido nesta quinta-feira (22/11) em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP). Durante o encontro, serão analisados os projetos em andamento no Estado, a regularização legal do plantio, zoneamento, classificação da semente, investimentos na área e assistência técnica.
O presidente da Comissão de Agricultura destaca que a cultura da mamona representa uma opção rentável para a agricultura familiar, pois produz um óleo estratégico com o qual pode ser feito dezenas de produtos diferentes. A mamona é uma planta comum nas regiões secas do Brasil e vem sendo utilizada na produção de biodiesel de forma eficiente - pois é uma fonte de energia renovável, ecologicamente correta e que não libera poluentes na hora da combustão. “O biodiesel pode ser usado em qualquer motor, como os de tratores ou os de caminhões, sem nenhuma adaptação”, acrescenta o parlamentar. Com a instalação de quatro usinas de biodiesel no Estado, a oleaginosa poderá atender a demanda brasileira por energia a partir de óleos vegetais.
Foram convidados a participar da audiência pública o presidente do Projeto Mamona RS, Vilson Machado; representantes das secretarias estaduais da Agricultura e Ciência e Tecnologia e de empresas como a Brasil Ecodiesel, BSBio, Oleoplan, Cooperbio, entre outras. A reunião terá início às 9h30min, na sala José Antônio Lutzenberger, 4º andar da Assembléia.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 21/11/2007)