Caxias do Sul - O presidente do Sindilimp, o sindicato que representa os coletores na cidade, Henrique Fermiano da Silva, garante desconhecer o recolhimento incorreto de lixo seletivo no Centro. Segundo ele, levantar o contêiner amarelo manualmente contraria as normas estabelecidas entre a entidade e a Codeca. Ele acrescenta que esse procedimento pode prejudicar a saúde dos trabalhadores ou causar acidentes. O sindicalista garante que, na semana passada, foi às ruas conferir o serviço dos coletores. Ele diz que eles ainda encontram grande quantidade de resíduos orgânicos no lugar do seletivo.
- O funcionário depara com o orgânico, mas sabe que precisa separá-lo e depositá-lo no contêiner verde. Essa é a prática correta. Mas caberia à Codeca verificar o que está ocorrendo - ressalta.
Silva também destaca que não estaria havendo nenhum tipo de boicote contra o novo sistema adotado pela companhia. A única negociação em andamento com a Codeca seria sobre a questão salarial, que é tratada anualmente e deve ter uma decisão em fevereiro.
- No começo, havia o temor de que os contêineres pudessem resultar no corte de postos de trabalho. Mas a Codeca assinou um termo de compromisso garantindo a manutenção dos empregos. Não temos nenhum desentendimento com a empresa - explica.
O documento assinado pelo sindicato só é válido enquanto durar a administração do prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Foram beneficiados 507 trabalhadores, incluindo os coletores, motoristas e o pessoal responsável pela capina e varrição das ruas.
(O Pioneiro, 21/11/2007)