A Companhia Energética São Salvador está autorizada a suprimir vegetação da 2.375 hectares onde construirá o reservatório da hidrelétrica de São Salvador, em Tocantins. A autorização, válida por um ano, foi dada hoje pelo presidente substituto do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto.
O reservatório englobará áreas dos municípios tocantinenses de São Salvador do Tocantins, Palmeirópolis e Paraná e os goianos Minaçu e Cavalcante. A autorização permite o corte de vegetação existente em 1.520 hectares de formações florestais e 855 hectares de cerrados. Pouco mais da metade desse total situa-se em áreas de preservação permanente.
Para iniciar o corte da vegetação, o empreendedor precisará implantar Programas de Salvamento e Conservação da Flora e demais programas inter-relacionados ao de Supressão da Vegetação do AHE São Salvador.
Entre as condições impostas pelo Ibama está a coleta de germoplasma de espécies arbóreas, arbustivas, subarbustivas, herbáceas, epífitas e lianas ao longo do reservatório. Esse material deverá ser usado em reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Simultâneo à supressão de vegetação, o empreendedor deverá também resgatar fauna que encontrar na área.
(
Ibama/Sede, 20/11/2007)