Empresário apontado como principal responsável pela mortandade no Sinos foi ao fórum de Estância Velha
Funcionários do fórum de Estância Velha e o juiz Nilton Filomena foram surpreendidos ontem à tarde. O empresário Luiz Ruppenthal - ex-diretor e ex-responsável técnico da central de resíduos Utresa e apontado pelo Ministério Público como um dos principais responsáveis pela morte de mais de 86 toneladas de peixes no Rio do Sinos, em outubro do ano passado - apresentou-se à Justiça.
A presença do empresário não era aguardada no fórum, aonde ele chegou por volta das 15h acompanhado pelo advogado Nereu Lima e permaneceu por cerca de 30 minutos. No cartório, forneceu seu endereço residencial e oficializou sua apresentação. Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu, no mês passado, uma liminar revogando a sua prisão, o engenheiro químico não era mais considerado um foragido. Ele havia tido a prisão preventiva decretada em outubro de 2006, mas não chegou a ser preso, ficando foragido por quase um ano. Também por decisão do STF, ele teria de se apresentar à Justiça de Estância Velha. Não havia data marcada para isso, e a decisão de apresentá-lo ontem foi da defesa. Segundo Nereu Lima, havia especulações sobre a conduta do empresário.
Sua apresentação ontem aconteceu em meio a boatos de que uma nova prisão havia sido decretada, o que não se confirmou. Nereu Lima confirmou ter encaminhado na semana passada ao Tribunal de Justiça do Estado um pedido de habeas corpus preventivo, cuja liminar foi indeferida. Ruppenthal responde a dois processos nos quais é suspeito de 50 crimes ambientais.
(Por Carla Dutra, Zero Hora, 21/11/2007)