Diversas autoridades e entidades ligadas à agricultura participaram na manhã desta terça-feira (20/11) da abertura do VIII Seminário Internacional sobre Agroecologia e do IX Seminário Estadual sobre Agroecologia. O evento, que se estenderá até a próxima quinta-feira (22/11), visa a construção de um novo modelo agrícola de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável, tomando como referência a sustentabilidade e sua relação com a preservação de recursos naturais, com o manejo de agroecossistemas e com a ética socioambiental.
Para o presidente da Comissão de Agricultura do Parlamento gaúcho, deputado Adolfo Brito (PP), o debate sobre agroecologia se torna fundamental a partir do momento em que a sociedade se conscientiza de suas responsabilidades com a destruição do meio ambiente e precisa retomar os cuidados para garantir um futuro de qualidade para as próximas gerações. "Vivemos uma crise ambiental e cada um de nós carrega a sua culpa e cada um de nós tem o compromisso, não apenas com nossos filhos, mas com as gerações futuras. A Assembléia Legislativa, há algum tempo, vem fazendo a sua parte e está aberta a debates para encontrarmos uma alternativa de revertermos esse quadro", lembrou.
Brito lembrou, ainda, que o Rio Grande do Sul anda a passos largos na discussão sobre o assunto, citando como exemplo a Emater, que irá receber no dia 6 de dezembro o Prêmio Folha Verde 2007, pelo conjunto de ações desenvolvidas em agricultura ecológica.
Tendo como tema deste ano Sociedade, ambiente e impactos: construindo caminhos, os três dias de seminário serão divididos em quatro eixos temáticos: impactos e tecnologias; agrobiodiversidade e cultura; mudanças climáticas; e formação sócio ambiental. Outra novidade desta edição será a apresentação de experiências de educação e de formação agroecológica, que foram selecionadas pela comissão organizadora do evento a partir de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Rio Grande do Sul.
O VIII Seminário Internacional sobre Agroecologia e o IX Seminário Estadual sobre Agroecologia são realizados em parecia pela Emater/RS, Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Assembléia Legislativa e pelo governo do Estado.
Também participaram do primeiro dia do evento o deputado Elvino Bohn Gass (PT), o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, os presidente da Emater, Mario Ribas do Nascimento, e da Embrapa, João Carlos Costa Gomes, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Piho de Bem, e o representante da comissão organizadora dos seminários, José Antônio Costa Berer.
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 20/11/2007)