Com a expectativa da implantação do projeto que a empresa de celulose sueco-filandesa, Stora Enso pretende realizar na Fronteira Oeste, o deputado Rossano Gonçalves coordenou uma audiência pública na cidade de São Gabriel. Segundo o gerente comercial da empresa, João Carlos Barrichelo, o projeto vai envolver cerca de 11 municípios da região. "São 100 mil hectares de eucaliptos, área equivalente a 0,3% do território gaúcho" afirmou Barrichelo.
Para o deputado Rossano Gonçalves, os projetos de florestamento na Metade Sul e Fronteira Oeste mudam completamente a economia da região, proporcionando novos postos de trabalho e fortalecendo a arrecadação dos municípios. O parlamentar também criticou a decisão da juíza federal substituta, Clarides Rahmeier, da Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Porto Alegre, que concedeu liminar, que suspendeu concessão de novas licenças para plantios florestais no RS, até mesmo para projetos que já tenham Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). A liminar também retirou da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a atribuição para o licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul, de plantios florestais, transferindo essa competência para o Ibama.
"A competência para o licenciamento de projetos de plantios florestais é dos Estados, com a decisão da juíza Clarides , o nosso Estado passa a ser o único do país em que projetos de plantios florestais precisariam ser licenciados pelo Ibama", destacou Rossano Gonçalves.
As entidades com posições ideológicas apontam restrições ao meio ambiente, com ações na justiça e acabam retardando a implantação dos projetos, o que poderá comprometer o desenvolvimento da região.
Os projetos de florestamento que engloba as três empresas, Aracruz Celulose, Votorantim e Stora Enso, vai ocupar 800 mil hectares, gerando 150 mil novos postos de trabalho, com investimentos de US$ 4 bilhões.
Participaram da reunião o secretário de Indústria e Comércio de São Gabriel, Zamir Coirollo, vereador Artur Goularte (Tuca) (PDT), prefeita de Santa Margarida Claúdia Goulart , presidente do Sindicato Rural de São Gabriel Tarso Teixeira e lideranças da região.
(Por Milton Cardoso, Agência de Notícias AL-RS, 20/11/2007)