Nos dias 21, 23, 26 e 27 deste mês a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) estará realizando oficinas setoriais sobre o futuro dos usos da água no RS. O trabalho faz parte da Fase B de construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que é de proposição de alternativas ao diagnóstico das disponibilidades elaborado na Fase A.
O Plano Estadual de Recursos Hídricos estabelecerá diretrizes que servirão para nortear políticas públicas para a área, incluindo a definição de investimentos necessários para reverter danos causados pelo uso inadequado das águas, prevendo também a sua escassez.
Segundo o coordenador do PERH, Paulo Renato Paim, os encontros setoriais têm o objetivo de avaliar os dados técnicos e as informações sobre o uso da água em cada atividade, obtidos pelos estudos realizados pela consultoria e pela Comissão Executiva de Articulação e Construção do Plano (CEAC).
Na quarta-feira (21/11), às 9h, acontece o encontro dos setores de navegação e mineração e às 14h do saneamento. Na sexta-feira (23/11), às 14h, será a vez do setor de energia. Já no dia 26, acontecerá a oficina do setor de irrigação, às 14h, e no dia 27 será a vez do setor de criação animal, às 9h. Todas as oficinas terão lugar no prédio da Sema, algumas no auditório e outras na sala Espaço Verde.
A complementação do Plano de Recursos Hídricos ainda contará com a Fase C, que será a finalização de todos os dados, e a Fase D constituída da elaboração do Projeto de Lei.
“O processo de construção do PERH está calcado na participação de todos os grupos que compõem a sociedade gaúcha, visando a garantir o acordo sobre a base de informações técnicas e considerar a água elemento natural capaz de potencializar o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado”, declara Paulo Paim.
(Imprensa Sema, 20/11/2007)