O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) comemorou, em discurso nesta terça-feira (20/11), recente acordo para a construção de uma usina siderúrgica no estado do Ceará. O senador lembrou que a siderúrgica é reivindicada pela população cearense há décadas e salientou que ela trará grandes benefícios para a região.
De acordo com Inácio Arruda, o acordo foi fechado entre a Companhia Vale do Rio Doce e a siderúrgica Dongku, da Coréia do Sul, em reunião no Palácio do Planalto, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério de Minas e Energia, do governador do Ceará, Cid Gomes, e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Inácio Arruda lembrou que vários governadores do Ceará lutaram durante seus mandatos pela instalação da siderúrgica, como Virgílio Távora, Ciro Gomes e Tasso Jereissati.
- Quero fazer o registro dos que se empenharam, dos que lutaram, dos que se manifestaram de forma tenaz para alcançar esse resultado - agradeceu.
O senador acrescentou que a siderúrgica poderá alavancar o crescimento econômico do estado, além de melhorar a distribuição de renda.
- É o que nós queremos. Precisamos parar esse êxodo do nosso povo em direção ao Norte, ao Sudeste, ao Centro-Oeste, ao Sul para buscar melhores condições de vida -disse Inácio Arruda.
Em apartes, os senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Antonio Carlos Valadares (PSB-CE) elogiaram o pronunciamento do colega e parabenizaram o estado e a população cearense pela conquista. Renato Casagrande disse que o Espírito Santo poderá vir a ter uma segunda siderúrgica, por meio de parceria com uma empresa chinesa. Tasso disse que a siderúrgica é "um anseio e um trabalho de toda a comunidade cearense". Flexa Ribeiro sugeriu que a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, também se empenhe para conseguir construir uma usina siderúrgica no Pará. Valadares afirmou que o empreendimento vai gerar emprego e renda para a região.
Em seu aparte, Renato Casagrande também aproveitou para saudar a comemoração, nesta terça-feira (20/11), do Dia da Consciência Negra. Ele saudou a todos os que trabalham e militam pelo desenvolvimento de políticas públicas específicas para os afrodescendentes, como órgãos do governo e entidades da sociedade.
(Por Augusto Castro, Agência Senado, 20/11/2007)