O Japão planeja organizar uma cúpula sobre a mudança climática, com presença de líderes de 25 países, durante a reunião presidencial do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia) prevista para julho de 2008, informa o jornal "The Daily Yomiuri". No próximo ano, o Japão vai exercer a Presidência do G8 e organizar a sua cúpula de líderes, no começo de julho, na província de Hokkaido, no norte do país. Além da cúpula do G8, o Governo japonês está preparando uma reunião internacional sobre a forma de combater a mudança climática.
Para isso, convidará os chefes de Estado e de Governo dos principais países emissores de gases poluentes. Segundo o "Daily Yomiuri", o Executivo japonês está consciente das diferentes posições dos países. Mas acha necessário desempenhar um papel de líder para promover um esforço internacional contra o aquecimento global.
No total serão convidados os líderes de 25 países, entre eles Indonésia, China, Índia, Coréia do Sul e todos os países do G8 (Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Rússia, além do próprio Japão). A cúpula do G8 será realizada no balneário do Lago Toya, na localidade de Toyakocho (Hokkaido), entre 7 e 9 de julho de 2008. A reunião sobre mudança climática está planejada para alguns dias antes.
(
Jornal do Brasil, 20/11/2007)