Condições climáticas violentas e elevação do nível dos mares, provocadas pela mudança climática, poderão pôr a perder décadas de avanços econômicos e sociais na Ásia e no Pacífico, de acordo com relatório divulgado ontem por uma coalizão de grupos ambientalistas e humanitários. O relatório "Up In Smoke? Asia and the Pacific" ("Virando Fumaça? Ásia e Pacífico") adverte que comunidades da região já sentem os efeitos da mudança climática e enfrentarão um futuro perigoso, a menos que a comunidade internacional tome uma atitude durante as reuniões previstas para Bali em dezembro.
"Antes da reunião de Bali, deveremos fazer com que nossas vozes sejam ouvidas e exigir que os líderes internacionais adotem ações urgentes e ambiciosas e ponham a mudança climática no centro de suas preocupações", disse o chefe do Instituto Internacional para o Ambiente e o Desenvolvimento, Saleem Hug. O relatório, assinado por 35 organizações, incluindo o grupo Oxfam e o Greenpeace, sai dois dias depois da divulgação do resumo final do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC), que adverte que o aquecimento global é "inequívoco" e que o dióxido de carbono já na atmosfera trará uma elevação do nível dos mares da ordem de 1,4 metro.
O relatório "Up In Smoke" pinta um quadro de populações que já lutam para se adaptar às mudanças no clima. Secas aumentam na China e na Índia, enquanto Bangladesh é atingido pelas piores enchentes e desastres naturais. Vilas de ilhas do Pacífico já foram forçadas a se mudar por conta da elevação do nível dos mares e o declínio das geleiras reduz as águas geradas por degelo, das quais dependem diversas comunidades.
(
A Tarde, 19/11/2007)