Girassol ainda é produzido de forma experimental, mas pode representar alternativa para a diversificação rural
As experiências envolvendo o cultivo de girassol para extração de óleo vegetal destinado à produção de biodiesel vão seguir nos vales do Rio Pardo e Taquari até o segundo semestre do ano que vem. A iniciativa tem como objetivo oferecer alternativas de renda para os produtores de tabaco atendidos pelo programa de Diversificação Produtiva, desenvolvido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Os primeiros resultados do projeto que resultou no plantio de lavouras experimentais durante o ano passado, foram apresentados ontem pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Por enquanto foi avaliado apenas o uso da torta – massa resultante do processamento das sementes de girassol – para alimentação de animais e adubação. Durante o encontro os agricultores que aplicaram o produto em suas propriedades se mostraram satisfeitos e confirmaram participação na segunda etapa do projeto, que tem como objetivo a produção de biocombustível que possa ser utilizado para mover motores de máquinas e tratores.
Os participantes também receberam orientações técnicas quanto aos procedimentos que devem adotar no momento do cultivo das lavouras. De acordo com o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, o plantio das 23 lavouras para a safra 2007/2008 já está em fase de conclusão. Com um custo estimado em R$ 150 mil obtidos junto ao MDA e uma contrapartida da Afubra, o projeto ainda segue em caráter experimental e tem como objetivo avaliar as condições da região para o cultivo de combustível a partir de sementes oleaginosas. “Ainda estamos em fase experimental e precisamos saber como vão ser os resultados para depois se ter uma definição quanto à continuidade do projeto”, ressaltou. A mesma avaliação será realizada hoje na cidade de Arvorezinha, onde as entidades parceiras vão se reunir com os agricultores para debater os resultados das primeiras lavouras.
(Gazeta do Sul, 20/11/2007)