Integrantes de rádios comunitárias indígenas do estado de Oaxaca, com o respaldo de autoridades municipais, organizações sociais e do deputado federal do PRD (Partido da Revolução Democrática), Otón Cuervas Córdova, ocuparam, no dia 17, os escritórios da Comissão Nacional para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas (CDI), em Oxaca, a fim de exigir uma explicação sobre o uso dos recursos destinados pelo Congresso Federal aos projetos de comunicação indígena.
Enquanto isso, o também deputado federal Carlos Martinez Martínez, dirigiu a "tomada" dos escritórios centrais da dependência na Cidade do México, acompanhado de Beatriz Cariño e Carlos Beas Torres, membros de organismos civis. O legislador informou que a Legislatura federal aprovou 296 milhões de pesos no ano passado, para serem utilizados, em 2007, para a capacitação, produção, aquisição de equipe e operação dos meios de comunicação indígenas e comunitárias.
Ainda expôs que o CDI não destinou nenhum peso com este fim, apesar de existirem 52 projetos de comunicação indígena apresentados em tempo e forma por diferentes comunidades. "Para Oxaca, lhe interessava dois milhões e 700 mil pesos da quantia total, mas não se sabe o fim destes recursos", acrescentou. Mencionou que no protesto também se demandou o fim à moléstia do governo federal direcionado às rádios indígenas e comunitárias, e o manejo transparente dos recursos autorizados pela Câmara de Deputados para 2008, nos meios de comunicação indígenas e assim, tenhamos acesso às rádios comunitárias.
Cuevas Córdoba disse que as "ocupações" tiveram seu resultado porque o deputado Carlos Martínez Martínez e demais participantes foram recebidos nos escritórios centrais do CDI pelo chefe da Unidade de Coordenação e Enlace, Xavier Abreu e pelo diretor de Comunicação Intercultural, Manuel Gameros, para solucionar as demandas impostas.
Os funcionários ofereceram atendimento a uma comissão de representantes dos inconformados na próxima quarta-feira, para a revisão e priorização dos projetos, a fim de ser financiados com os recursos estipulados para este 2007, e em seu caso, para 2008. Além disso, afirmou que se comprometeram o diretor geral, Luis H. Alvarez, exortará à Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) ao fim da persecução às rádios comunitárias.
Nos protestos, participaram a Rede de Rádios Comunitárias Indígenas do Sureste, Rede de Rádios do Istmo, Rádio Ayuuk, Rádio Comunitária San José El Paraíso, Cactus, a UCIZONI e o Centro de Acompanhamento de San Juan Cotozocón, assim como autoridades e população San Mateo del Mar, Mixtepec e La Laguna Chicahuaxtla, entre outros.
(
Adital, Noticias de Oaxaca, 19/11/2007)