Explosão ocorreu na parte superior de uma chaminé que atende a Unidade Estabilizadora de Gasolina e a Unidade de Craqueamento Catalítico
Rio Grande - Ontem (19), por volta das 10h, uma explosão chamou a atenção de moradores e pessoas que passavam próximo à Refinaria Ipiranga. Com o barulho, os funcionários da empresa foram evacuados e o acesso ao local interditado. Segundo a assessoria de comunicação, a causa provável do acidente foi um vazamento de gás que acabou acumulado no interior do forno. O incidente ocorreu na Planta Industrial da Ipiranga. A explosão ocasionou a queda da parte superior de uma chaminé que atende a Unidade Estabilizadora de Gasolina e a Unidade de Craqueamento Catalítico (FCC), responsável pela produção de gasolina.
O incêndio localizado foi controlado pela equipe interna do Plano de Emergência da Refinaria e pelo Corpo de Bombeiros. A mesma equipe continuou na empresa até o total resfriamento do local, fato que se deu no final da manhã.
A unidade de FCC estava parada e seu forno estava sendo preparado para entrar em manutenção. A Refinaria Ipiranga continua operando normalmente com suas outras unidades e o abastecimento não está comprometido. Nos próximos dias, a empresa vai avaliar o prejuízo e as causas mais detalhadamente. Não houve feridos.
Alessandro Portugal mora em frente à Ipiranga e diz ter ficado assustado com o forte barulho. "Parecia uma batida entre dois grandes caminhões. Logo em seguida, fui para a rua ver o que estava acontecendo, quando notei a presença de fumaça na Refinaria. A explosão ocasionou pequenos focos de fogo, além de liberar faíscas e um material parecido com fuligem", relatou ele, enfatizando que o Corpo de Bombeiros chegou ao local rapidamente. Portugal disse que esta foi a primeira vez que viu um acidente na Refinaria Ipiranga.
(Por Mônica Caldeira/Assessoria, Jornal Agora, 20/11/2007)