Com capacidade instalada de 40,35 MW, PCHs têm custo total estimado em R$ 180 milhões. Previsão é que primeira turbina opere em maio de 2010
A Usinas do Prata iniciou a construção de quatro pequenas centrais hidrelétricas no trecho do Rio da Prata, no município de Juscimeira, no Mato Grosso. Com capacidade instalada de 40,35 MW, as PCHs têm custo total estimado em R$ 180 milhões. A previsão é que a primeira turbina comece a operar em maio de 2010, e que todas as PCHs estejam operando em novembro do mesmo ano.
A energia das usinas, que serão chamadas de Água Branca, Água Brava, Água Clara e Água Prata, já foi negociada pelo período de dez anos através de um PPA (Power Purchasing Agreement) com a comercializadora Coomex. A energia será entregue no sistema interligado nacional e servirá para abastecer aproximadamente 100 mil residências ou cerca de 400 mil habitantes.
O projeto executivo ficou a cargo da Engecorps. A construção das usinas ficará por conta da S.A. Paulista. Segundo a Usinas do Prata, as obras estão em fase de melhoria das vias de acesso visando garantir a mobilização do canteiro e possibilitar que as máquinas e equipamentos cheguem em segurança ao local das obras. As máquinas para as usinas também já estão sendo negociadas com os fornecedores.
(
Canal Energia, 16/11/2007)