Depois de vários anos de planejamento, melhorias e adequações nos processos ambientais que envolvem sua cadeia de produção, o Grupo André Maggi foi creditado, pela certificadora ABS, de que possui todos os requisitos necessários para integrar o seleto grupo de grandes empresas a obter a certificação ambiental ISO 14001. Esta Certificação atesta que a gestão ambiental já desenvolvida pelo Grupo, atende ao padrão internacional exigido pela ISO.
O certificado foi entregue na última terça-feira, à diretoria do Grupo André Maggi (Amaggi) na matriz da empresa localizada em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá). Toda a rota de exportação do Grupo, denominada Corredor Noroeste de Exportação, composta por armazéns e fábrica da Amaggi, portos da Hermasa, juntamente com a fazenda Tucunaré (Sapezal/MT), foi auditada e agora possui a certificação ISO 14001. Vale destacar que a Tucunaré é a única fazenda produtora de soja do Brasil a possuir essa certificação.
O presidente do Grupo André Maggi, Pedro Jacyr Bongiolo, fala que este reconhecimento na área ambiental é uma vitória de todos na empresa. “Incrementamos ainda mais o nosso sistema de gestão ambiental, os recursos necessários foram viabilizados, mas se não fosse os colaboradores para vivenciarem essa gestão e terem consciência do seu papel em relação ao respeito ao meio ambiente; não chegaríamos a essa conquista”, pontua Jacyr.
O mais importante durante todo o processo de certificação são os diagnósticos e monitoramentos sobre o nível de impacto, das atividades desenvolvidas pela empresa, com relação ao meio ambiente. Depois de identificados os impactos ambientais são realizados planejamentos para evitá-los, preveni-los, com o intuito de não acumular passivos ambientais. São estruturadas medidas pró-ativas como, por exemplo, os planos de ação e a melhoria contínua dos processos.
Além da responsabilidade ambiental, a certificação também atesta que as empresas que a apresentam, possuem solidez. “Uma empresa antes de ter excelência na gestão ambiental, com certeza, já possui o mesmo padrão de qualidade em sua gestão financeira e administrativa. O que no mercado é fator de confiança e credibilidade para o investidor”, explica o gerente de Meio Ambiente do Grupo André Maggi, Ocimar Villela.
ISO - A certificação ambiental garante a sustentabilidade dos negócios da empresa e fortalece o equilíbrio na questão homem x natureza e também se torna um complemento na questão comercial. Em mercados exigentes como o europeu, produtos que derivam de empresas com credibilidade ambiental, são mais atrativos.
(
Diário de Cuiabá, 16/11/2007)