O documentário interativo Nação Palmares surgiu a partir de reportagem sobre Linharinho, comunidade quilombola no extremo norte do estado do Espírito Santo. Tenta mostrar a luta dos descendentes dos negros que fugiam da escravidão e se organizaram pelo reconhecimento das terras onde vivem e de seus direitos sociais.
A titulação das terras da comunidade capixaba pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), atualmente em curso, enfrenta contestações de agricultores e da empresa Aracruz Celulose, num debate que envolve, além da população local, políticos regionais e especialistas como historiadores e antropólogos. No especial, o caso é apresentado como um exemplo dos conflitos que o debate mais amplo sobre os quilombos no país tem envolvido.
A reportagem que resultou no especial foi coordenada pelo jornalista Spensy Pimentel, ex-editor de especiais da Agência Brasil. Além de acompanhar manifestações dos quilombolas em Brasília e o debate sobre a legislação que regula as titulações das terras dessas comunidades, ele viajou ao Espírito Santo, onde, junto com o cinegrafista Robson Moura e o fotógrafo Valter Campanato, conheceu Linharinho de perto.
Em relação ao formato, o documentário é uma evolução do conceito de hipervídeo que já fora utilizado antes pela Agência, com a reportagem Consumo consciente.
(Agência Brasil, 19/11/2007)