A frota baleeira japonesa parte neste domingo (18/11) do porto de Shimonoseki com direção ao Pacífico Sul, onde caçará baleias corcundas pela primeira vez desde 1963, quando se estabeleceu a moratória que proibiu sua caça, informou o jornal "Japan Times". A frota que parte hoje é composta por quatro navios liderados pelo Nissin Maru, de 8.044 toneladas.
A frota recebeu ordens de caçar 50 baleias corcundas, a primeira caça deste tipo de baleia desde que a moratória internacional as protegeu. Além disso, os navios japoneses vão caçar 935 baleias mink e 50 baleias fin. Este tipo de caça é realizado no Japão com fins científicos, mas as críticas dos ecologistas se centraram na caça das baleias corcundas, uma das espécies favoritas dos amantes das baleias por sua forma característica e seu comportamento "brincalhão".
A empresa baleeira japonesa gerou uma forte oposição recentemente na Austrália, perto de onde os japoneses caçarão as baleias. O governo australiano chegou a lançar uma campanha no site de vídeos YouTube contra os baleeiros japoneses.
(
Folha online, com informações da EFE, 18/11/2007)