A reciclagem de resíduos de construção e demolição e sua utilização como agregado na pavimentação de vias de baixo volume de tráfego foi pesquisada, testada e empregada no sistema viário do novo campus da USP na zona Leste de São Paulo – e será apresentado em encontro de 80 jovens ambientalistas de 17 países na Alemanha.
O projeto foi selecionado pelo Programa Jovens Embaixadores Ambientais Edição 2007 como um dos quatro que representarão o Brasil durante o 5o. Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais, promovido pela Bayer e PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na Alemanha, entre 19 e 23 de novembro, e será apresentado por Moisés Ribeiro Abdou, estudante da USP de São Paulo/SP e integrante do grupo de pesquisa.
Os resíduos de construção e demolição são um grave problema ambiental, pois são gerados em grande volume em todo o mundo, e quase sempre depositados em espaços irregulares. Uma alternativa de redução deste impacto crescente e tipicamente urbano é sua reciclagem e utilização em camadas de pavimentos viários.
Um grupo de professores e alunos de engenharia da Universidade de São Paulo realizou ensaios de laboratório em termos de granulometria, forma do agregado, materiais constituintes e Índice de Suporte Califórnia. Ensaios de campo comparando as diferentes seções estudadas mostraram que o material poderia ser utilizado em camadas de pavimentos de vias com baixo fluxo de tráfego. O sistema foi aplicado em um trecho de aproximadamente 2.000 metros no campus Zona Leste da USP. Neste trecho foi utilizada também uma solução inovadora com asfalto borracha no revestimento – um produto obtido com borracha moída derivada da reciclagem de pneus pós-consumo.
O Programa Jovens Embaixadores Ambientais (http://www.byee.com.br) vem sendo realizado pela Bayer desde 1996 e a partir de 2003 tornou-se uma parceria global com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O objetivo do programa é identificar e incentivar lideranças jovens (18 a 25 anos) nas áreas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, incentivar o intercâmbio e a troca de experiências em termos globais e, com isso, promover a paz entre as nações a partir do respeito à diversidade cultural e do reconhecimento de objetivos comuns sobre questões ambientais. Desde 1996 já foram premiados mais de 400 jovens de 22 países da Ásia, América Latina, África e Europa – 16 deles do Brasil.
(
Envolverde, 18/11/2007)